terça-feira, 29 de maio de 2012

Ação da prece ::

CONDIÇÕES E EFICÁCIA DA PRECE

Campos do Jordão - SP


Cada trabalhador tem seu instrumento de trabalho, o pintor o pincel, o médico o estetoscópio, o pedreiro a colher. Mas tem um instrumento que é comum a todos, é de uma eficácia tão grande que até a ciência vem comprovando seu poder.

Ele pode ser utilizado por todos, da criança ao idoso, do são ao doente, enfim pode ser utilizado por todos, em benefício de si mesmo ou do próximo, para o que está perto e do que está longe, não importa a distância, se está encarnado ou desencarnado, pois alcança a todos. Sua eficiência esta ligada à sinceridade na sua utilização.

A Doutrina Espírita proclama a eficácia da prece não como sistema ou dogma, mas como resultado de observações e experiência que permitiram constatar a sua eficiência e o modo de ação.

Já está provado pela ciência que o pensamento é um tipo de energia plástica que pode ser manipulado, que já chegou a ser fotografado por aparelhos especiais e até imprimir-se pela sua força em chapas fotográficas.

Por isso, mais do que nunca, podemos compreender o verdadeiro significado da prece, como pensamento direcionado e amplificado pela nossa vontade. O pensamento sendo um fluído ele é elemento condutor dessa potente energia plasmadora. Através do fluído o pensamento se expande e sobre ele atua, concretizando idéias e materializando expectativas.

A prece eficaz não tem nada a ver com aquela idéia desgastada de que basta rogar a Deus e o milagre ocorre, pois, se nossa atitude for passiva ou de comodismo, na ilusão milenar do salvacionismo pelas mãos alheias. Não se trata, também de um pedido angustiado e aflito de preces repetitivas onde as palavras perdem o sentido, perdendo-se, também, o pensamento, nem tampouco de uma negociação onde trocamos graças por promessas, a prece não precisa de intermediários que prometem mediante pagamento, interceder e estabelecer “contato divino” em nosso nome.

A prece é a utilização consciente da força que somos dotados, direcionando-a a um objetivo através da nossa vontade. Allan Kardec nos explica que a vontade é atributo especial do espírito, é o pensamento que atingiu certo grau de energia.

A Doutrina Espírita nos ensina que a prece é justamente o encaminhamento fluídico do nosso pensamento, por meio da nossa vontade, alimentada e reforçada pelos anseios sinceros, a prece não tem fórmulas mágicas.

A melhor prece é fazer o bem evitando-se o mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário