domingo, 8 de abril de 2012

Evangelho aos domingos ::

Boa noite, meus irmãos!
Que os ensinamentos do nosso irmão maior, Jesus, reinem em nossos corações, não só hoje, mas em todos os dias de nossas vidas. Que a cada oportunidade que nos é oferecida, que saibamos aproveitá-la com sabedoria e responsabilidade. Agradeçamos sempre!
Deus, Pai de Amor, agradecemos por tudo! Olhai por nós! 
Assim seja,
Bom domingo de Páscoa, amados!
Fiquem com Deus.

Vamos ao nosso Evangelho, nossa mensagem de hoje é: "Instruções dos espíritos - Advento do Espírito da Verdade - Paris, 1860. Tópico 5." O Evangelho Segundo o Espiritismo por ALLAN KARDEC – tradução de José Herculano Pires.

Advento do Espírito da Verdade
ESPÍRITO DE VERDADE
Paris, 1860
                                                          
5 – Venho, como outrora, entre os filhos desgarrados de Israel, trazer a verdade e dissipar as trevas. Escutai-me. O Espiritismo, como outrora a minha palavra, deve lembrar os incrédulos que acima deles reina a verdade imutável: o Deus bom, o Deus grande, que faz germinar as plantas e que levanta as ondas. Eu revelei a doutrina divina; e, como um segador, liguei em feixes o bem esparso pela humanidade, e disse: “Vinde a mim, todos vós que sofreis!”
Mas os homens ingratos se desviaram da estrada larga e reta que conduz ao Reino de meu Pai, perdendo-se nas ásperas veredas da impiedade. Meu Pai não quer aniquilar a raça humana. Ele quer que, ajudando-vos uns aos outros, mortos e vivos, ou seja, mortos segundo a carne, porque a morte não existe, sejais socorridos, e que não mais a voz dos profetas e dos apóstolos, mas a voz dos que se foram, faça-se ouvir para vos gritar: Crede e orai! Porque a morte é a ressurreição, e a vida é a prova escolhida, durante a qual vossas virtudes cultivadas devem crescer e desenvolver-se como o cedro.
Homens fracos, que vos limitais às trevas de vossa inteligência, não afasteis a tocha que a clemência divina vos coloca nas mãos, para iluminar vossa rota e vos reconduzir, crianças perdidas, ao regaço de vosso Pai.
Estou demasiado tocado de compaixão pelas vossas misérias, por vossa imensa fraqueza, para não estender a mão em socorro aos infelizes extraviados que, vendo o céu, caem nos abismos do erro. Crede, amai, meditai todas as coisas que vos são reveladas; não misturem o joio ao bom grão, as utopias com as verdades.
Espíritas; amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo. Todas as verdades se encontram no Cristianismo; os erros que nele se enraizaram são de origem humana; e eis que, de além túmulo, que acreditáveis vazios, vozes vos clamam: Irmãos! Nada perece. Jesus Cristo é o vencedor do mal; sede os vencedores da impiedade!

*

Comentário:

Irmãos, o que podemos refletir desta mensagem é que o Evangelho está nos mostrando sempre que devemos amar, amar e amar. Vive este Amor desprendido de qualquer interesse e julgamentos, viver este Amor repleto de luz, bondade e humildade. E que devemos buscar nos ensinamentos de Jesus a alavanca para ajudar a engrandecer nossos espíritos, a fazer-se sol interiormente. Pois, é no Cristianismo que se encontram todas as verdades.
Jesus veio para nos ensinar o amor, mas a humanidade ainda cega "se perde nas ásperas veredas da impiedade". No entanto, está mais do que na hora de tomarmos consciência, abrir os olhos para a luz e começarmos a trabalhar para Jesus. Trabalhar para servir, meus irmãos. Sermos caridosos. Devemos ajudar-nos uns aos outros, seja aos nossos irmãos encarnados, mas também os desencarnados que também precisam de nosso auxílio e de paz.
Vamos tentar arrebatar o orgulho e a vaidade de dentro dos nossos corações, meus amigos. A mudança começa em nós, sejamos luzes! É fato que sabemos onde erramos, todos nós sabemos o "monstrinho" que habita em nosso interior, nós que ofuscamos nossos erros e permanecemos naquela de "eu sou assim mesmo, não quero mudar", "depois eu mudo", "ah, já vi que não tenho jeito mesmo, quem sabe na outra encarnação eu não mudo" "ah, você que se sinta na obrigação de aceitar que eu sou assim e ponto final". Meus irmãos, se a força de vontade não partir de nós, quem fará isto? Se não aprendermos a nos amar primeiro, quem fará? Quando tomamos a iniciativa de querer mudar, de querer ser uma pessoa melhor, tudo ao nosso redor conspirará a favor. Lei de causa e efeito. "Não faça com os outros o que você não quer que seja feito a você"; "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."; "Tudo o que plantarmos também colheremos". A vida está ai sempre a nos ensinar. Acordemos!
Já dizia Jesus:  Por que vês tu, pois, o argueiro no olho do teu irmão, e não vês a trave no teu olho? Ou como dizes a teu irmão: Deixa-me tirar-te do teu olho o argueiro, quando tens no teu uma trave? Hipócrita, tira primeira a trave do teu olho, e então verás como hás de tirar o argueiro do olho de teu irmão. (Mateus, VII: 3-5).
O orgulho, meus amigos, é o principal obstáculo ao progresso. Ele é a fonte de muitos vícios e é a negação de muitas virtudes. Vamos combatê-lo! 
E vamos seguir com fé nos ensinamentos de Jesus, e vamos praticar mais o bem não só conosco, mas também com nossos irmãos. A gente só aprende tentando, e se errar, levanta e segue! "Crede, amai, meditai todas as coisas que vos são reveladas; não mistureis o joio ao bom grão, as utopias com as verdades."
Sejamos humildes, pacientes, simples e  caridosos.

Tenham uma ótima semana, fiquem com Deus!
Equipe Tempo de Luz e Amor.

 

Um comentário:

  1. Novamente, Jesus nos mostra a importância do amor, da caridade e da humildade assim como a fé em Deus e nele. Deus abençoe a todos nós e não nos esqueçamos em nenhum momento de viver a luz e a bondade.

    ResponderExcluir